28 AGO 2013
INTEGRAÇÃO DA SAÚDE COM A EDUCAÇÃO NA PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA MÁRIO FROTA ESCOBAR CONTRA A PEDICULOSE

Nesta quarta feira,  dia 28 de agosto, a Saúde realizou junto com a Educação a Promoção e Prevenção contra a Pediculose (infestação por piolhos).

A pediculose da cabeça é uma doença parasitária, causada pelo Pediculus humanus var. capitis, popularmente chamado de piolho da cabeça. Os piolhos e as lêndeas (ovos que dão origem aos parasitas) prendem-se aos fios de cabelo e acometem principalmente as crianças em idade escolar, em virtude do contato com outras crianças.

O piolho é um inseto que não voa, não pula, e pode parasitar o couro cabeludo, corpo e região pubiana, se alimenta de sangue humano e vive em torno de 30 dias.

A intensa coceira no couro cabeludo pode ocasionar feridas que são portas abertas para infecções bacterianas, como impetigo, além do aparecimento de adenomegalias (aumento dos gânglios) cervicais.

Em crianças que frequentemente aparecem com piolhos, recomenda-se manter os cabelos curtos e examinar a cabeça em busca de parasitas, usando o pente fino sempre que chegarem da escola que é, geralmente, o principal foco de infecção. As meninas de cabelos compridos devem ir à aula com os cabelos presos. A escola deve ser comunicada quando a criança apresentar a doença para que os outros pais verifiquem a cabeça de seus filhos, de modo que todos sejam tratados ao mesmo tempo, interrompendo assim o ciclo de recontaminação.